FANDOM


Son Goku

GokuDB

GokuDBZ

GokuGT

Nomes e Títulos
Kanji 孫悟空
カカロット
Romaji Son Gokū
Kakarotto
Nome Original Son Goku
Nome no anime Goku
Nome no mangá Goku
Título e apelidos Kakarotto

Goku Son
Son Gokou
Son Gokuh
Son Gokuu
Kakarot
Cacarrot
Zero
Sangoku
Songo
Songoku
Gokas
Sonas

Informação Pessoal
Raça Saiyajin
Gênero Masculino
Altura 175 cm
Peso 62 kg
Planeta-natal Vegeta
Endereço recente DL 439, MP, Terra
Data de nascimento Ano 737
Data da morte 12 de outubro, Ano 761

26 de maio, Ano 767

Ocupação Artista marcial
Agricultor
Afiliação Gangue Dragon Ball
Escola Tartaruga
Guerreiros Z
Equipamento Nyoibo
Kintoun
Relações notáveis
  • Bardock (pai)
  • Gine (mãe)
  • Raditz (irmão)
  • Gohan (avô adotivo e mentor)
  • Chi-Chi (esposa)
  • Rei Cutelo (sogro)
  • Son Gohan (filho)
  • Son Goten (filho)
  • Videl (cunhada)
  • Pan (neta)
  • Goku Jr. (tátara-tátara-tataraneto)
  • Cell (clone modificado)
  • Kuririn (melhor amigo)
  • Mestre Kame (mentor)
  • Kami (mentor)
  • Senhor Kaiô (mentor)
  • Karin (mentor)
  • Mr. Popo (mentor)
  • Uub (aluno)
  • Vegeta (fusão e rival)
  • Por Trás das Cenas
    Primeira aparição Capítulo 1, Episódio 1
    Aparições DBZGT
    Seiyuu Masako Nozawa
    Dublador Noeli Santisteban


    Úrsula Bezerra
    Wendell Bezerra


    Rita Almeida
    Diogo Marques
    Fatima Noya
    Pedro Alcântara

    Son Goku é o protagonista da série DB, e um dos personagens principais em Z e GT.

    Conceito e Criação Edit

    "Son" (孫) significa "neto." O nome "Goku" significa "consciência do vazio", a sílaba "Go" significa iluminação, a sílaba "Ku" significa céu ou vazio. Na Saga de Namekusei, durante o treinamento no espaço, Goku sai para consertar a nave em que está, e nota-se que seu nome está escrito Gokuh. Seu nome completo é Son Goku, nome japonês para Sun Wukong, o Rei Macaco, personagem principal na lenda chinesa Jornada ao Oeste, em quem Goku é baseado.

    O universo de Dragon Ball começou como uma adaptação da lenda, com Goku sendo uma paródia de Sun Wukong. Semelhanças entre os dois incluem a inclinação de Goku a fazer travessuras enquanto criança (devido a sua inocência), a posse do Nyoibo (o bastão de Sun Wukong, que se diz poder preencher o universo inteiro), e a Kintoun (a nuvem mágica do Grande Sábio em Jornada ao Oeste). Como o mangá continuou, ele foi capaz de se desenvolver de forma diferente.

    O desenho de Goku foi baseado em Tanton, de Dragon Boy e Tongpoo, de As Aventuras de Tongpoo, mangás protótipos de Dragon Ball. Quando Akira Toriyama começou a sua primeira versão de Dragon Ball ele originalmente planejava fazer de Goku um macaco completo, para torná-lo fiel a Jornada ao Oeste. Durante o segundo projeto de Akira Toriyama, ele queria fazer Goku como um ser humano completo, vestido com roupas de marinheiro e que navegaria em um barco ao invés de uma nuvem. O terceiro e último projeto de Akira Toriyama era dar a aparência humana com uma cauda de macaco.

    O primeiro nome de Goku cronologicamente é Kakarotto, seu nome saiyajin, que se trata de um trocadilho com a palavra inglesa "carrot", que significa cenoura. Comicamente, Goku diz em Dragon Ball que detesta cenouras, o que provavelmente influenciou na criação de seu nome saiyajin.

    Como tradição, todos os saiyajin de sangue puro da série também tem seus nomes baseados nos nomes em ingles de vegetais. A família de Goku é toda nomeada com base em vegetais de raiz:

    Toriyama explicou que o uniforme keikogi de Goku é baseado nas vestes usadas pelos monges shaolin da China, sendo que ele queria que Dragon Ball assumisse um "toque chinês." Durante a evolução inicial do mangá, vários leitores comentaram que Goku era bastante simples, de modo que o autor mudou sua aparência e adicionou diversos personagens como o Mestre Kame e Kuririn, então criou torneios de artes marciais para fazer a mangá mais baseado em combates. Desde que foi comentado que Goku certamente venceria o torneio, Toriyama o fez perder nos dois primeiros, e vencer somente o terceiro em que participara.

    Com o fim da Saga de Cell, no volume 35, Son Gohan foi concebido para substituir o pai como o principal protagonista, mas Toriyama acabou por pensar que Gohan era inadequado para isso, então houve a Saga de Majin Buu.

    Aparência Edit

    TurtleOutfit

    Kuririn e Goku trajando os gi da escola Tartaruga pela primeira vez.

    Goku tem cabelo preto e espetado, que nunca muda em toda a franquia (exceto por algumas transformações), e é comumente visto em seu traje (gi) da escola Tartaruga, que já tivera os kanji "Kame", "Kami" e "Kaiô" gravados sobre o coração e nas costas. Após a Saga de Freeza, o gi de Goku já não possui símbolo algum. Ele também usa uma camiseta azul-escuro, botas da mesma cor enfeitadas com laços vermelhos e detalhes amarelos/bege, e duas pulseiras azuis, com uma faixa azul-escuro na cintura. Goku apenas começou a usar a camiseta e botas em sua adolescência, antes calçando sapatos comuns, e sua faixa é por vezes preta.

    Goku é visto com roupas diferentes em diversas ocasiões (exemplos: óculos, camisa social e terno). Notavelmente, depois de treinar na câmara do tempo e nos nove dias precedendo os jogos de Cell, ele veste roupas terráqueas comuns (uma jaqueta laranja/preta, camisa branca, calças verde-lima e botas marrons).

    O tom de pele de Goku muda na série Dragon Ball GT, ficando quase bronzeado. Na série, ele traja um gi azul com calças ocre, faixa branca e pulseiras rosa, calçando sapatos pretos, com faixas brancas sobre a canela. Como Super Saiyajin 4, ele perde seu gi completamente, tendo seu corpo coberto em pelagem escarlate, e ganhando uma cauda de mesma cor. Nesta forma, seu cabelo fica mais bagunçado, suas pupilas mudam de cor, ficando douradas, e marcas vermelhas se manifestam ao redor de seus olhos. Suas pulseiras e faixa da cintura e canela se tornam azuis nesta forma.

    Personalidade Edit

    Goku é conhecido por ser alegre, bondoso, inocente e bem disposto, além de possuir um amor por competição desportiva (especialmente a luta marcial) e comida. Goku batalha apenas focando-se na vitória e, na maior parte das vezes, deixando seus inimigos viverem. Essa piedade é por vezes criticada, pois muitos de seus oponentes o atacam assim que vira as costas, ou voltam a praticar o mal depois. Goku é geralmente bem direto quando expressa sua opinião, como quando questiona o casamento de Kuririn e Número 18. Apesar de seu bom coração, Goku pode se tornar incrivelmente enraivecido em casos de confusão mental, como a morte de alguém próximo ou o assassinato de gente inocente. Sua visão do mundo é simples e, de certa forma, ingenua, o que causa diversos personagens a questionar sua inteligência.

    Por diversas vezes, é insinuado que Goku teme o temperamento de sua esposa Chi-Chi, e, em Z e GT, sofre de belonefobia severa, o medo de agulhas medicinais. Em GT, Goku diz que não se importa de aparecer nu em público, demonstrando sua auto-confiança costumeira, e se recusa a nadar usando qualquer tipo de roupa.

    Apesar de gostar de lutar, o horror de Goku a guerras e violência contra inocentes é indiscutível, tanto que ele rejeita sua herança saiyajin, chamando a si mesmo de terráqueo quando insinuam que ele faz parte da violenta raça. Ele toma responsabilidade por seus inimigos e abandona a Terra em duas marcantes ocasiões como tentativa de não atrair atenção ao planeta, uma logo após a batalha de Namekusei e outra após sua morte nos jogos de Cell, onde recusa-se a voltar à vida. Nas duas ocasiões, ele apenas voltou ao planeta ao descobrir que este corria perigo. De sua adolescência até parte da vida adulta, Goku fora visto como um herói em todo o planeta por derrotar Piccolo Daimaô. Após a Saga dos Andróides, Goku é substituído Mr. Satan como herói da Terra, embora em GT, algum tempo após a derrota dos Shenlong malignos, ele seja reverenciado novamente. No fim de GT, uma grande estátua sua está presente no estádio do Torneio Mundial de Artes Marciais.

    Recepção Edit

    O personagem foi bem recebido no mangá, anime e outras mídias, sendo apontado como uma boa parte do humor da série, pois a grande maioria dos outros personagens tem visões mais sérias do mundo a seu redor. Goku se demonstrou exemplo de moralidade e poder, sendo usado extensivamente em propagandas e programas de ensino no Japão e no mundo. Outros mangakás, como Masashi Kishimoto (Naruto) e Eiichiro Oda (One Piece), dizem que Goku inspirou muito na criação dos protagonistas de suas séries (respectivamente, Naruto Uzumaki e Monkey D. Luffy). Goku é também o personagem preferido de Jackie Chan na série Dragon Ball.

    Pesquisas Edit

    Em 2000 uma pesquisa feita pela Animax resultou em Goku como terceiro personagem preferido de animes em geral, e em outra, feita pela Oricon em 2007, foi considerado "o mais poderoso personagem de animes de todos os tempos" (embora a diferença entre universos e opiniões desqualifique tal título). Na pesquisa "amizade" do site Recommend JAPAN, em que as pessoas deveriam escolher um personagem que gostariam de ter como amigo, Goku ficou em quinto lugar. IGN nomeou Goku como número 1 em sua lista "25 Melhores Personagens de Anime de Todos os Tempos".

    Devido à grande semelhança entre as origens de Goku e Superman a revista Wizard (atualmente o site de notícias Wizard World) publicou em sua edição de número 133 um combate hipotético entre os dois, resultando em Goku vencedor, sem nem mesmo ter de se transformar. Tal matéria gerou um grande criticismo de fãs do universo DC, o que causou a revista a abrir votações abertas na Fan Expo Canada de Toronto e na Comicon de New York para decidir de vez quem venceria a batalha. Cerca de 80% declararam Superman como vencedor.